Campus da Uneb de Valença inicia semestre letivo em novas instalações
O Campus XV da UNEB, em Valença, deu início ao semestre em nova sede própria. Motivo de comemoração para a comunidade unebiana da região, que pôde dar continuidade às atividades acadêmicas e administrativas nas novas instalações.
Antiga demanda da comunidade do Campus XV, a nova sede e instalações demandaram investimentos de aproximadamente R$ 800 mil somente em 2012, recursos oriundos da administração central da universidade.
O DEDC oferta atualmente as graduações presenciais em pedagogia e direito. Segundo informações divulgadas no site do departamento, a unidade conta com 46 docentes, 573 discentes e 42 técnicos administrativos.
A nova sede do Campus XV possui mais de 14 mil metros quadrados. A área é dividida em dois pavilhões (administrativo e de aulas) e dois quiosques abrigam a cantina, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e as sedes dos diretórios acadêmicos (DAs), além do ambiente de convivência.
A unidade possui 16 salas de aula, dois laboratórios de informática com capacidade para 60 computadores e biblioteca com acervo de mais de 9,6 mil exemplares.
Novos investimentos - Segundo a Pró-Reitoria de Inovação e Infraestrutura (Proinfra) da UNEB, que coordenou o processo de finalização das obras nos últimos 13 meses, as instalações foram entregues à comunidade acadêmica em condições de uso.
Pró-reitor Djalma Fiuza (Proinfra) ressaltou que os serviços de telefonia e de internet no departamento ainda não estão regularizados devido ao atraso na instalação por parte das empresas prestadoras desses serviços.
Segundo o pró-reitor, estão previstos novos investimentos este ano, da ordem de R$ 500 mil, para execução serviços de manutenção e correção no campus, a exemplo da ampliação do painel publicitário e do muro e instalação do sistema de drenagem na unidade.
Uma longa história - O Departamento de Educação do Campus XV foi fundado em abril de 1997, ainda como Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), oferecendo então apenas o curso de pedagogia.
Até o ano de 2005, a unidade funcionou nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), em Valença, por meio de convênio firmado entre a UNEB, o Ifba – à época Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet) – e a Prefeitura de Valença.
Em 2006, o DEDC iniciou suas atividades acadêmicas e administrativas em novas instalações, local onde ficou sediado até o início deste ano.